Fábio Cascino e Helio Hintze
Trecho introdutório do texto:
Esboços para uma Pedagogia da Casa...
Todo texto pode ser pré-texto para um novo (com)texto. Tomada assim, esta é menos uma informação segura e fria, e mais um caminho proposto, um rumo, grosso modo, impreciso, um ensaio – quente, frio – de metas. Um diálogo, sem uma provocação que instaure dúvidas e diferenças não é um verdadeiro diálogo, é só insossa troca do mesmo. Nestes termos, sem diálogo, qualquer educação é morta. A tarefa do intelectual é não se assossegar com o já dado. Logo, cavar fundo, mergulhar na dúvida e incerteza, fazer saber que o chão está a se mover, fazê-lo mover... Para aonde vamos, como e quando? Ah! Se soubéssemos, que erro seria o viver. Eis este texto: avaliações, investigações, dúvidas, desconfianças, nomadismos, perguntas e mais perguntas...
Confira a íntegra do texto no livro livro: Encontros e Caminhos III - Os desafios da Educação Ambiental
Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores – Volume 3
Ficha Técnica:
A série “Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras/es Ambientais e Coletivos Educadores”, iniciada em 2005, é um marco dentre as produções bibliográficas da Educação Ambiental (EA) brasileira. A série reúne conceitos apresentados por autores de referência, de modo objetivo, com fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e hermenêuticas, para apoiar a apropriação, o aprofundamento e a tradução dos conceitos. Esta característica da série converge com uma marca da EA, como campo aberto, dinâmico, incompleto e antropofágico. Agora, com este volume, chega-se ao total de 79 conceitos, 12 práticas relatadas e um texto coletivo.
© Desenvolvido por Agência MKP - Todos os direitos reservados 2024