Autores: Helio Hintze, Juliana Vicentini, Patrícia Fino
O livro Atualidade da Teoria Crítica na Era Global é formado por um conjunto de textos que se fundamentam nos conceitos filosóficos, estéticos e políticos da primeira geração de pensadores da Escola de Frankfurt para compreender a mediação feita pelos aparatos tecnológicos que agem sobre a percepção, a inteligência e o modo de conviver na sociedade. A racionalidade técnica subjacente à produção industrial, responsável pela aceleração, ruptura das noções de tempo e de espaço, e que afeta a memória e a forma de produção de conhecimento, adquire com a informatização e o surgimento de novas plataformas de mídia contornos dramáticos: é incorporada pela esfera da cultura e se amplia globalmente, como se fosse condição inescapável do processo histórico.
Atualmente, a universalização da cultura digital, com os apelos imagéticos, produções híbridas e demarcadas pela multisensorialidade, sugere questões e interpretações filosóficas que permitam transcender ao efeito do imediatamente dado para identificar a irracionalidade subjacente aos produtos da indústria cultural. A atualidade da teoria crítica, nesse contexto de passagem das estruturas tradicionais para redes — com efeitos de virtualização e de espetacularização com o uso da imagem, cuja linguagem é universal, sem fronteiras —, é demarcada pelo potencial teórico-crítico de denunciar que o progresso das forças produtivas não resulta necessariamente em esclarecimento.
Conceitos e estudos autorreflexivos de Walter Benjamin, Theodor Adorno — quando a indústria cultural combinava a revolução tipográfica com as inovações eletrônicas, num ambiente iniciante de concentração econômica, produção em série e hierarquização de qualidades —, são reorganizados e potencializados para compreender os mecanismos semiculturais e (de)formativos presentes nas mais avançadas tecnologias do mundo digital. Que a experiência da leitura deste livro possibilite reflexões sobre as condições materiais e subjetivas decorrentes das dimensões éticas, estéticas e culturais das mediações tecnológicas e a forma como interpelam sentidos e requerem investigação.
Belarmino César G. da Costa
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