Educar para a autonomia "o que EU tenho a ver com isso?"

Educar para a autonomia "o que EU tenho a ver com isso?"

12/02/2019
No dia 18-01-19, estive no SENAC Guarulhos. O tema foi Educar para a autonomia "o que EU tenho a ver com isso?". Contando com um público de cerca de 50 pessoas, ocupamos a área de Convivência da agradável unidade do SENAC naquela cidade....

No dia 18-01-19, estive no SENAC Guarulhos. O tema foi ‘Educar para a autonomia – o que EU tenho a ver com isso?’. Contando com um público de cerca de 50 pessoas, ocupamos a área de Convivência da agradável unidade do SENAC naquela cidade.

O título do encontro teve duas peculiaridades:

(1) ao fazer pergunta em primeira pessoa do singular, convida à reflexão da cada participante sobre suas responsabilidades;

(2) o título é composto por uma questão, pois entendemos que as perguntas abrem possibilidades, mais que as afirmações ou as negações: portanto, ao perguntarmos ‘o que eu tenho a ver com isso?’, estamos procurando promover um movimento de abertura para o ato de reflexão – e indo além – abrindo a possibilidade consciente de, após a reflexão, podermos partir para novas ações refletidas, revigoradas e afirmativas. Isso é o movimento de ação – reflexão – ação, tão caro ao ato educativo.

Usando a metodologia dos Diálogos de Saberes, buscamos conhecer um pouco do conhecimento prévio do grupo sobre a temática abordada. As perguntas que nortearam esse momento foram:

 

  • O que é educar para a Autonomia?
  • É possível educar para a autonomia?
  • Quais os desafios, possibilidades e limites que se nos apresentam?

 

Os diálogos com os participantes foram muito interessantes. Conversamos por cerca de uma hora com o grupo todo e depois, buscamos formas alternativas de diálogos. O grupo maior foi dividido em pequenos grupos para estimular novas conversas. Assim, buscamos direcionar o tema para o diálogo com subtemas muito importantes.  Assim, organizamos grupos para dialogar sobre ‘Educar para a autonomia e’...

  1. Processo de mediação
  2. Metodologias Ativas e Projetos
  3. Relação educadores x educandos
  4. Liberdade e Responsabilidade
  5. Avaliação

Aprender mais sobre Educação dialogando com quem educa é uma aventura fantástica. O resultado deste encontro foi muita troca entre todos os participantes e muito aprendizado para todos nós... sim, todos nós, pois eu me considero sempre o maior aprendiz nestas situações, pois ao poder ouvir tantas perspectivas sobre a Educação, meu repertório vai sendo sempre transformado... é impossível sair dessas atividades sem se sentir tocado e transformado! De verdade!

 

Prof. Dr. Helio Hintze

 



por Helio Hinze
Helio Hinze

Educador e Filósofo / Palestrante e Consultor do Projeto Fazer Pensar da Usina do Conhecimento Educador do Projeto Sabores & Saberes: Educação para o Gosto Consultor Associado GKS Consultoria Atuou como Professor Universitário em diversas Universidades: UFSCAR - Sorocaba, UNIMEP Piracicaba, SENAC, Uniararas