Os papeis da Ética e da Educação!!!

Os papeis da Ética e da Educação!!!

10/08/2018
O papel da Ética é investigar, explicar e esclarecer uma determinada realidade moral, construindo, para tanto, conceitos que possam colaborar com uma melhor compreensão de tal realidade...

Os papeis da Ética e da Educação!!!

 

O papel da Ética é investigar, explicar e esclarecer uma determinada realidade moral, construindo, para tanto, conceitos que possam colaborar com uma melhor compreensão de tal realidade. A Ética é igualmente a preocupação humana com o melhor sentido para a vida digna; uma luta por emancipações para todxs os que estão oprimidos de alguma forma. A luta da Ética está em denunciar as opressões que nos obliteram a vida mais digna e anunciar novas potências de existir. 

 

educação mostra-se colada a estes propósitos... o papel principal da educação é FAZER PENSAR, sentir AGIR diferentemente. A Educação é a forma pela qual podemos transformar o mundo... mas, para tanto é preciso sermos críticos em relação ao mundo que aí está: assim, trabalhamos para uma Pedagogia da ESPERANÇA

A Ética é Esperança, mas não é espera - é um refletir e um agir refletido em busca de melhores meios de convivência com nossos próximos (e distantes também).

 

E, uma das armas da Educação é a PERGUNTA: precisamos perguntar ao mundo, perguntar sobre o mundo, perguntar sobre tudo o que nos disseram que 'é' verdade, questionar até que encontremos respostas que nos satisfaçam - e quando elas nos satisfizerem, precisamos começar tudo de novo e de novo.

O propósito deste blog é comunicar isso a todxs que se interessarem pelo assunto.

Prof. Helio Hintze

 



por