Machismo estrutural & Privilégios

Machismo estrutural & Privilégios

29/04/2019
O grupo de Estudos "Fazer Pensar" sobre o Machismo convida você para nosso encontro aberto no dia 14-05-19 às 19h00 na Av. Independência 1146 - evento gratuito, com estacionamento próprio. Todxs estão convidadxs: encontro aberto a toda fa

O “Grupo de Estudos ‘Fazer Pensar’ sobre o Machismo” convida você para nosso encontro aberto no dia 14-05-19 às 19h00 na Av. Independência 1146 – evento gratuito, com estacionamento próprio. Todxs estão convidadxs: encontro aberto a toda fauna e flora!

O tema que nos reunirá será “Machismo estrutural e privilégios”. Nosso encontro buscará promover diálogos horizontais e não hierárquicos sobre o tema, no sentido de convidar todxs a compreenderem a problemática do machismo que estrutura nossa sociedade e como ele promove privilégios aos homens em diferentes escalas e nuances da vida cotidiana.

Precisamos, urgentemente, compreender o machismo estrutural para desaprendê-lo e inventarmos novas formas de afirmar a Vida de maneira mais respeitosa para todxs. O encontro tem o objetivo de levantar questões sobre os privilégios do ‘homem’ e buscarmos juntos criar novas formas de relações emancipadas. Precisamos entender o que significa ‘privilégio’ e como é que ele está invisibilizado em nossa sociedade. Precisamos, igualmente, entender o que significa ‘homem’...

Do latim, privilegium tem em seu significado original uma “lei excepcionalmente concernente a um particular ou a poucas pessoas; privilégio, favor, graça”. Privilégio diz do direito, da vantagem, da prerrogativa, que são válidos apenas para um indivíduo ou um grupo, em detrimento da maioria – uma regalia, enfim. Privilégio é riqueza, conforto, bem material ou espiritual a que só uma minoria tem acesso, ou então a situação de superioridade, amparada ou não por lei ou costumes, decorrente da distribuição desigual do poder político e/ou econômico (Fonte: dicionários Houaiss). É, enfim, uma vantagem de uma pessoa (ou grupo) perante outras.

Em nossos encontros, partimos da premissa que, “Sim! Em diferentes escalas, o ‘homem’ acumula uma série de privilégios em relação às ‘mulheres’ e demais gêneros humanos” – identidade pessoal, sexualidade, direito à cidade, trabalho, comportamentos socialmente aceitos, segurança (sensação de segurança), entre tantos outros temas. Dizemos diferentes escalas, pois os privilégios não são apenas em relação às mulheres. (Para podermos ter um panorama mais amplo precisaremos inserir variáveis como ‘raças’, cores de pele, gêneros, idades, locais de residência, capital intelectual e simbólico, etc. – a problemática se estende em diversas maneiras e capilariza todo o social – é difícil aqui escrever todas as possibilidades, por isso queremos nos reunir para aprendermos mais e mais, e nos livrarmos desse mal em todas as suas manifestações).

Fundamental entendermos que em nada a biologia nos separa no sentido de podermos nos hierarquizar a partir de dados vindos desta Ciência – uso de dados da Biologia é sempre Político. A biologia e a fisiologia nos fazem, sim, diferentes. Mas, é o desigual uso de poderes social, político, econômico que nos tornam desiguais. Há uma diferença fundamental entre sermos diferentes e sermos desiguais. Nossa luta é, portanto, dupla: afirmar, valorizar e elogiar a DIFERENÇA e combater em todas as frentes a desigualdade. Nossa luta é contra o Machismo.

Portanto, estão todxs convidadxs para nosso próximo encontro – venha dialogar com a gente, conhecer perspectivas diferentes, entender e reconhecer privilégios que temos, conhecer gente interessante e aprender a produzir uma Vida mais digna para todxs.

 

A inscrições devem ser realizadas pelo facebook - https://www.facebook.com/events/517938701944421/

Para este encontro teremos 20 vagas. 

Prof. Dr. Helio Hintze

www.heliohintze.com.br

 


 



por Helio Hinze
Helio Hinze

Educador e Filósofo / Palestrante e Consultor do Projeto Fazer Pensar da Usina do Conhecimento Educador do Projeto Sabores & Saberes: Educação para o Gosto Consultor Associado GKS Consultoria Atuou como Professor Universitário em diversas Universidades: UFSCAR - Sorocaba, UNIMEP Piracicaba, SENAC, Uniararas