Encontros de Segunda - Desafios para a Convivência

Encontros de Segunda - Desafios para a Convivência

22/06/2020
Vou dar duas semanas de férias para o Projeto "Encontros de Segunda" e "Desafios para a Convivência". Eu tenho um pedido para você que viu algum desses trabalhos: me ajuda...

Venho promovendo os “Encontros de Segunda – Desafios para a Convivência” em sua versão virtual desde 23-03-20. Todos os temas são intensos demais e meu corpo pediu uma parada. O cansaço me tomou e preciso acolhe-lo e com ele dialogar. Tempo de eu refletir sobre quem estou e o que estou fazendo... Vou parar por duas semanas com as lives. Mas, já eu volto, seguindo a nossa sequência de trabalho.

Eu tenho um pedido para você que viu algum desses trabalhos: me ajuda, enviando seus comentários, críticas, elogios, considerações e me ajuda a ver o sentido do que eu estou fazendo como Educador e como Filósofo. Me ajude, apontando caminhos...

Venho hoje neste blog, fazer uma pequena ‘prestação de contas’ dos serviços que tenho buscado realizar junto (mesmo que à distância) às pessoas, buscando promover encontros e conexões, convidar as pessoas a realizarem reflexões sobre suas vidas em diferentes aspectos.

Desde o início do que se acostumou a chamar de pandemia e distanciamento social, me dediquei a trabalhar a distância os encontros que realizamos presencialmente.

Fiz uma lista [clique em baixar artigo para ter acesso ao documento] com a reunião de todas as lives que realizei neste período a partir dos projetos que trabalhado 

 

o Fazer Pensar

o Observatório do Machismo e, mais recentemente,

o Novos Olhares em parceria com o historiador e fotógrafo Cadu de Castro.

 

Num total de 16 encontros até agora, tive a companhia de pessoas fantásticas: o próprio Cadu de Castro, Carolina Gama, Simone Seghese, Karina Solha e colegas da ECA-USP, Sérgio Santos, Sergio Barbosa, Márcio Mariguela e Fabiane Souza. A vocês sou eternamente grato pelo apoio e pelos aprendizados.

Meu trabalho é promover Encontros, daí o título dos “Encontros de Segunda” para que possamos dialogar (falar a... e escutar ao... outro); quero apontar aqui que meu trabalho é promover o DIÁLOGO (daí os Diálogos de Saberes) e realizar o incessante convite para que as pessoas pensem e reflitam (daí o Projeto FAZER PENSAR) sobre os mais diversos temas da CONVIVÊNCIA, usando-me de vasta gama de saberes, dos mais diversos, sem fronteiras e sem preconceitos. Meu trabalho é, igualmente, o da incansável denúncia dos mecanismos de opressão que obliteram as possibilidades de termos uma vida mais digna, daí os esforços do Observatório do Machismo.

O Diálogo de Saberes que busco promover e incentivar convida-nos a beber nas mais diferentes fontes de conhecimento: a história, a fotografia, o Direito, a filosofia, a sociologia, antropologia, a economia, a poesia, os conhecimentos das religiões, das artes, das ciências em geral. Mais recentemente, busco beber nos conhecimentos da Psicanálise para poder, a partir de mais este saber, buscar ajudar na leitura e na transformação do mundo. Menos fronteiras, mas diálogo, mais acolhimento, mais escuta ativa e atenta.

 

Vamos dialogar sobre essas ideias? Sobre Convivência saudável, Ética e Educação?

 

Prof. Dr. Helio Hintze

www.fazerpensar.com.br



por Helio Hinze
Helio Hinze

Educador e Filósofo / Palestrante e Consultor do Projeto Fazer Pensar da Usina do Conhecimento Educador do Projeto Sabores & Saberes: Educação para o Gosto Consultor Associado GKS Consultoria Atuou como Professor Universitário em diversas Universidades: UFSCAR - Sorocaba, UNIMEP Piracicaba, SENAC, Uniararas