Educação de nossas Crianças: o que eu tenho a ver com isso?

Educação de nossas Crianças: o que eu tenho a ver com isso?

10/08/2018
No dia 02-05-18 foi realizado o primeiro encontro formativo com os responsáveis dos Curumins do SESC Jundiaí­... participaram comigo o técnico de referência Gustavo e o instrutor Guilherme. Tivemos aproximadamente umas 20 pessoas participando... e o en

Os responsáveis presentes estavam abertos e receptivos e os diálogos fluíram muito bem... abordamos diversas temáticas, passando pelos temas da diversidade e da luta contra os preconceitos... da questão séria sobre o estreitamento de nossos discursos e de nossas práticas em nossa vida e da necessidade de constante autoanálise autocrítica para podemos investigar nossos limites, medos, preconceitos... pudemos perceber, junto dos responsáveis, os limites e desafios de se educar para a autonomia (confusões clássicas entre a ideia de autonomia e a liberdade como "irrestrição", as relações entre autonomia e autoridade, e limites)... é necessário saber que para se educar para a autonomia é necessário o constante negociar com limites, com autoridades, e o respeito ao OUTRO quem quer que seja. 

Falamos sobre a abertura necessária de todos nós aos aprendizados que podemos ter a partir do convívio com xs pequenxs... elxs também nos ensinam, se estivermos abertxs a isso.

Falamos sobre os desafios de ampliarmos o conceito de 'normal' ... da inclusão e do respeito às diferenças, mas mais que isso... de que as diferenças nossas são mero acidente de nossas singularidades... somos únicos... ensinar a diversidade é ensinar que FAZEMOS PARTE DELA, não somos seu centro.

Passeamos pela linguagem e de seus problemas com racismos, sexismos naturalizados em nossa maneira de falar... nas palavras que usamos e na forma como significamos o mundo. Vimos como a linguagem (ao menos no Brasil) é estruturalmente machista, patriarcal e racista ao analisarmos palavras que usamos no cotidiano e que são carregadas de sentidos pejorativos...

Pudemos perceber que vivemos uma profunda crise de referenciais e que a abertura ao novo se dá todo dia... e que todo dia vamos aprender coisas novas... e o problema que isso traz à ideia de 'fórmulas prontas para educar'... ela não existem, em nosso ver...

Enfim, foi um papo rico e ao final, pudemos sentir que a forma como fomos abordados pelxs presentes ao final do encontro mostrou que xs responsáveis pelos Curumins que ali estiveram saíram - ao menos - mexidos... (como uma fala de uma mãe que disse, entrei com uma certeza e saio daqui pensando!!!)...

 

É preciso FAZER PENSAR, SENTIR e AGIR diferentemente! Nosso lema!



por Helio Hinze
Helio Hinze

Educador e Filósofo / Palestrante e Consultor do Projeto Fazer Pensar da Usina do Conhecimento Educador do Projeto Sabores & Saberes: Educação para o Gosto Consultor Associado GKS Consultoria Atuou como Professor Universitário em diversas Universidades: UFSCAR - Sorocaba, UNIMEP Piracicaba, SENAC, Uniararas