Educação de nossas crianças: o que eu tenho a ver com isso? II

Educação de nossas crianças: o que eu tenho a ver com isso? II

10/08/2018
Relatando as aventuras nos Encontros Formativos com os Responsáveis dos Curumins no SESC Jundiaá "segundo encontro...

Tivemos ontem nosso segundo encontro dos encontros... foi muito bom poder conversar com pais, mães, tios, tias e avós... a roda de conversa ficou completa e precisamos colocar algumas cadeiras a mais!!!! Casa cheia!!! 

Queria atentar para um fato muito interessante... mesmo evento, mesmo tema, mesma dinâmica (estamos em um ciclo de encontros com 4 eventos) ... no entanto, um conteúdo bastante diferenciado do primeiro encontro foi construído por esse novo grupo que se nos apresentou... os Diálogos de Saberes colaboram para que cada encontro possa ser único, o que - para mim - de fato deve ser a essência.

Neste encontro, outras demandas surgiram... a CULTURA DE CONSUMOsurgiu fortemente nas falas de muitos dos responsáveis... a ideia de 'FRUSTRAR' os filhos, de dizer 'não!' para tecnologias, para sexualidade, para os pedidos e pedidos e argumentos que hoje eles apresentam.

Muita coisa interessante, e muitos desabafos e o relato de uma ‘angústia’ no ar... Educar nos dias atuais é motivo de angústia... isso é um fato! E precisamos enfrentar essa questão. Mas, saber que TODOS estamos angustiados, pode nos ajudar a entender que não se trata de demandas particulares (não são os indivíduos que estão angustiados... e sim, a própria sociedade).

Pedagogia da Esperança pede que trabalhemos no sentido da construção de uma sociedade mais justa... mas, que isso não é um sonho distante... ou algo que devemos ESPERAR... precisamos antes é trabalhar!!!! Lutar para que nossas esperanças possam se tornar realidade.

Falamos - ao final - sobre a Educação para a Autonomia e enfatizamos algumas questões: autonomia não é liberdade; exercitar a musculatura psicológica para enfrentar as frustrações (evidentes e incontornáveis) da vida é fundamental; dizer não é um exercício para responsáveis e curumins; que o diálogo é um caminho interessante para ir 'negociando' com os pequenos sua autonomia; que aprendemos muito com elxs... etc.

Amanhã nossas duas últimas reuniões... segue o link do vídeo com os comentários do primeiro encontro: https://www.youtube.com/watch?v=tfWPo1w8j9Y - se quiserem inscrevam-se no canal... eu estou sempre divulgando reflexões por lá.

 

Prof. Dr. Helio Hintze



por Helio Hinze
Helio Hinze

Educador e Filósofo / Palestrante e Consultor do Projeto Fazer Pensar da Usina do Conhecimento Educador do Projeto Sabores & Saberes: Educação para o Gosto Consultor Associado GKS Consultoria Atuou como Professor Universitário em diversas Universidades: UFSCAR - Sorocaba, UNIMEP Piracicaba, SENAC, Uniararas