Como elaborar um Código de ética Empresarial? Parte 2

Como elaborar um Código de ética Empresarial? Parte 2

13/11/2018
Estamos de volta com a segunda parte do texto sobre "Como elaborar um Código de Ética Empresarial?" - hoje vamos saber um pouco mais sobre a elaboração deste importante documento

Este é o segundo post de uma série na qual eu vou me dedicar a conversar com vocês sobre a necessidade da elaboração de um Código de Ética Empresarial. Elaborar esse documento é fundamental para que sua empresa possa refletir e expressar os valores que a norteiam em todas as relações que ela constrói, tanto com colaboradores internos, quanto com parceiros externos.

Qual seria, então, o primeiro passo para elaborarmos um Código de Ética? Penso que a primeira decisão a se tomar é se conscientizar da necessidade deste importante documento. Não é decisão banal, pois, acreditem, a elaboração do Código de Ética (se for realizada de maneira profissional e consciente) trará momentos de reflexão profunda sobre a missão, os valores e a visão de sua empresa. Será um importante momento de reflexão e um convite a novas formas de agir (agora, eticamente). Não que sua empresa não haja eticamente... o que quero dizer com agir ‘eticamente’ é agir a partir de uma reflexão sobre os valores da empresa. Pensamos e declaramos uma série de valores, certo? Bom, agora é agir em conformidade com eles e – importantíssimo – convidar nossos colaboradores e parceiros externos a agir na mesma conformidade.

Decidimos? Vamos elaborar o Código de Ética? Sábia decisão: próximo passo – constituir uma “Comissão de Ética” que irá conduzir os trabalhos de elaboração do texto. Essa equipe terá a missão de conduzir os trabalhos de elaboração do documento. Neste período inicial de trabalhos, será fundamental realizar uma série de sensibilizações com seus colaboradores para que todos possam contribuir (é preciso que eles se sintam, efetivamente, participantes do processo).

O Código de Ética é um documento que fará parte da cultura da empresa. Ele não pode ser – apenas – mais um documento elaborado, de-cima-para-baixo, deve ser construído de maneira participativa. Isso dá bastante trabalho, mas é fundamental ao desenvolvimento ético de um Código de Ética. Trazer todos os colaboradores à responsabilidade pela elaboração dos princípios fundamentais de valoração das ações de todos na empresa e em suas relações.

A escrita do código é um processo contínuo: não se elabora um Código de Ética do dia para a noite e nem pode ele ser elaborado por ‘apenas’ uma pessoa ou grupo seleto. A participação na elaboração do código deve ser de todos os que por ele serão abrangidos (como se diz – mas ao contrário – do porteiro ao presidente, pois o porteiro, por vezes, vive mais contatos humanos que o próprio presidente); documentação de cada passo da elaboração é vital para um bom registro histórico do processo.

 

Bom, espero que tenha trazido um pouco mais de luz sobre a questão.

 

Se você tem dúvidas, me escreva, comente e curta esta publicação para que mais pessoas possam vê-la!

 

Até o próximo post!!!

 

Prof. Dr. Helio Hintze

www.heliohintze.com.br

 



por