I Ciclo de Diálogos sobre a Dignidade das Infâncias de Juventudes de Piracicaba

I Ciclo de Diálogos sobre a Dignidade das Infâncias de Juventudes de Piracicaba

I Ciclo de Diálogos: Dignidade da Infância e Adolescência em Piracicaba: o que eu tenho a ver com isso?

Por Patrícia Dutra e Helio Hintze

Data: 19-07-18

O ‘I Ciclo de Diálogos: Dignidade da Infância e Adolescência em Piracicaba’ tem como objetivo promover oportunidades de diálogos críticos e momentos de reflexão sobre as condições das infâncias e adolescências e suas diversas vulnerabilidades no município de Piracicaba/SP. O ciclo é composto por quatro encontros (com três horas de duração) realizados sempre na última terça-feira dos meses de Agosto a Novembro: em cada encontro uma temática que vai sempre dialogando com as demais, e, no último encontro uma síntese do que dialogamos no Ciclo.

O título deste evento é composto por uma pergunta norteadora: “o que eu tenho a ver com isso?” – esta pergunta abre ao menos dois pressupostos básicos: (1) Coloca o participante em posição ativa no ciclo; não haverá ‘meros’ expectadores, e sim, pessoas interessadas em responder às questões provocações em sua primeira pessoa, o que “eu” e o que “nós” podemos fazer frente aos temas apresentados no evento? E, além disso, (2) apresenta-se como dúvida, não como afirmação: estamos em busca de perguntas, de reflexões e diálogos sobre temas delicados que não têm consenso, e que merecem investigação crítica e posicionamento.

Com este evento buscamos incentivar os participantes a olharem criticamente para os temas trazidos e juntos buscarmos alternativas educacionais, de políticas públicas, etc. que possam nos ajudar a trazer mais condição de Dignidade para as Infâncias e Adolescências em condições vulneráveis no município de Piracicaba.

 

Programa:

Data: 28-08-18

Tema: Infâncias à margem: quem são as crianças na (e de) rua? O encontro visa a promover diálogos sobre quem são e quais as condições em que se encontram as crianças do município de Piracicaba que estão em condição de rua. Há diferenças entre a criança “de” rua e a criança “na”: quem são? Como vivem? Quais condições? Como podemos compreendê-las e ajuda-las a tornarem-se cidadãs de pleno direito e usufruto da dignidade e legitimidade de existir?

Data: 25/09

Tema: A(s) família(s) hoje: o que são? E quais os ambientes educativos no contexto familiar? O segundo encontro do ciclo abre-se para ampliar o panorama de análise do primeiro encontro, buscando trazer para a discussão, a questão do ambiente familiar em que se encontram as crianças que são os sujeitos de nossa preocupação.

Data: 30/10

Tema: Quais impactos do meio social no protagonismo do adolescente? O terceiro encontro do ciclo busca agregar análises sobre os contextos sociais nos quais estão inseridos, tanto as famílias quanto as crianças e adolescentes. Com vistas à prática da cidadania, devemos nos perguntar: o que é protagonismo do adolescente? Como promover condições para que nossos adolescentes possam ter condições de compreender, atuar e transformar o mundo no qual vivemos? O que é autonomia, como se educa para tal produção?

Data: 27/11

Tema: Encontro síntese do I Ciclo de Diálogos: Dignidade da Infância e Adolescência em Piracicaba.  Neste encontro síntese, voltamos à pergunta original “o que eu tenho a ver com isso?” e proporemos uma volta às temáticas anteriormente dialogadas para que possamos passar da identificação dos mecanismos que obliteram realidades melhores para nossas crianças e adolescentes para a ação propositiva, para o aporte educacional, de proposição de políticas públicas efetivas para combaterem as situações analisadas.

 

 

 

 

I Ciclo de Diálogos sobre a Dignidade das Infâncias de Juventudes de Piracicaba