Educação para o Turismo

Educação para o Turismo

Portfólio de Atividades Educativas de Sensibilização (Palestras, Cursos, Bate Papos, Oficinas, Seminários) para atores sociais envolvidos com o Turismo

Educação para o Turismo: Desenvolvimento personalizado de atividades educativas para o Turismo (Social, de Base Local, Educacional ou Cultural) para a sensibilização de atores sociais (educadores e estudantes; comunidades locais e visitantes; profissionais de empresas, organizações e órgãos de turismo nos níveis municipal, estadual e federal).

 

Turismo Social:  Podemos pensar e fazer um turismo diferente? Objetivo - Série de PALESTRAS e ATIVIDADES de SENSIBILIZAÇÃO que visam a:

  • Discutir o turismo no século XXI: quais limites, quais possibilidades?
  • Apresentar o conceito de Turismo Social e suas principais características;
  • Dialogar sobre a elaboração de roteiros de turismo social, educacional e cultural;
  • Refletir sobre a produção (tempo, espaço e linguagem) do Turismo sob ótica do sistema capitalista;
  • Dialogar sobre possibilidades do turismo social: encontros não modelados pela lógica do lucro capitalista;
  • Debater questões sobre autenticidade nos roteiros de turismo

Quais as possibilidades do Turismo Social no combate à discriminação racial?

Quais as possibilides do Turismo social no combate ao turismo sexual?

Palavras-chave: educação, Ética, turismo, capitalismo, cultura de consumo, mídia, racismo; deslocamentos, encontros e diálogos; educação ambiental; planejamento de roteiros; protagonismo (profissionais envolvidos, turistas, comunidades visitadas).

¥

Turismo Sexual – a ignorância e perversão do encontro com o ‘outro’: como o turismo social pode contribuir na luta contra esse mal? Este encontro visa a discutir quais são as potências do turismo social no enfrentamento do problema do turismo sexual; para isso é necessário investigar quais são algumas características do turismo sexual enquanto produção do ‘outro’ como objeto a ser consumido e descartado; ‘aliado a isso, analisar questões complexas como relações com ‘raça’, gênero, etc.

¥

Turistas, migrantes e refugiados nas fronteiras da contemporaneidade: quais caminhos? A atividade se propõe a produzir reflexões com os presentes a partir das perguntas norteadoras: quais as relações entre turistas, (e/i)migrantes e refugiados? Como eles compõem o cenário contemporâneo globalizado e desigual? Quais reflexões podemos fazer sobre nossa condição neste cenário, quando ocupamos o lugar de turistas? O que o turismo social tem a dizer sobre tudo isso? A dinâmica será dialogada com exposição de ambos os participantes (Prof. Helio e o Historiador Cadu).

 

Outros temas:

  • O trabalho dos Guias de Turismo no turismo social: educação e protagonismo; 
  • Ecoturismo na Cultura de Consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo?
  • Clichê turístico: estereótipos para consumo turístico e como vencer essa produção (mídia e racismo);
  • A lógica do shopping center no turismo.

Públicos-alvo: Educadores e Estudantes de turismo e das ciências sociais; guias de turismo, agentes de viagens e outros profissionais; turistas em geral.

Duração: 90 minutos (a duração pode variar de acordo com o tipo de atividade) - consulte-nos!


Educação para o Turismo

Quer mais informações sobre essa palestra? Preencha o formulário abaixo: